Pular para o conteúdo

Foi assim que o Volkswagen Golf mudou o cenário automotivo para sempre

Volkswagen Golf. Se o mundo dos carros fosse uma monarquia, temos nossas escolhas para quem reinaria. Residir no trono hot hatch seria o volkswagen Golfe, claro.

Não é segredo que o VW Golf tem entusiastas do hatchback em volta do dedo… ou melhor, pneu. Mas mesmo fora do setor hatchback, o Volkswagen Golf é um dos três carros mais vendidos…”no mundo”, como o grande passeiodiria Jeremy Clarkson.

O Volkswagen Golf tem sido a escolha hatchback de milhões desde seu lançamento em 1974. Hoje em dia, existem tantas iterações do Golf que pode ser difícil acompanhar! Porém, uma coisa permanece constante: o Volkswagen Golf alterou para sempre o cenário automotivo.

O Golf alcançou muitos marcos que podem envergonhar outras escotilhas. Um novo Golf é vendido quase a cada 40 segundos e ganhou o prêmio de Carro Mundial do Ano em 2009 e 2013. Com uma abundância de recordes em seu nome, o Golf certamente fez seu trabalho de provar a si mesmo.

Vamos dar um passeio pela estrada da memória com o Volkswagen Golf e como ele mudou a indústria automotiva – com algumas paradas no futuro e nos dias atuais ao longo do caminho.

A estreia do Volkswagen Golf

O Volkswagen Golf, (também conhecido como Rabbit ou Caribe, dependendo de onde você estiver), está em produção desde 1974. A intenção original do Golf era substituir o Fusca com motor traseiro e tração traseira

Quando comparado ao Fusca, o Golf adotou a tração dianteira mais padrão e o motor dianteiro, que poderia ser refrigerado a água em vez de refrigerado a ar. A VW elevou a fasquia do que um carro compacto poderia ser, mesmo antes de a classe compacta se estabelecer! O Volkswagen Golf tornou-se um marco como um dos melhores hot hatches mais consistentes do mercado.

O slogan da Volkswagen de “O novo esporte popular: Golf” soou verdadeiro quando o Golf se tornou o carro mais vendido da VW e é um dos carros mais vendidos em todo o mundo.

O que faz o Volkswagen Golf se destacar

vista lateral frontal do volkswagen golf 2017
via: Traga um trailer

Em uma época em que os carros fastback eram o padrão, a VW optou pela praticidade com um hatchback. Tomar essa decisão foi bem pensado e claramente valeu a pena com o sucesso do Golf.

O estilo de um Golf é simples e direto sem ser chato e esquecível. Somente sua silhueta se destaca entre outros hatchbacks, superminis esportivos e carros compactos. Quando um Volkswagen Golf passa: não há como errar.

As melhores características do VW Golf são simples: é um carro econômico, esportivo, prático e que entrega mais desempenho em comparação com outras marcas na mesma faixa de preço.

Um nível básico do VW Golf 2022 vem com um motor de 2 litros e 4 cilindros que atinge 241 cavalos de potência. Como um carro básico e acessível que pode atingir 60 mph em apenas 5,1 segundos, ele se compara a qualquer outro carro com a mistura de desempenho e praticidade.

Um Volkswagen Golf é um carro confiável?

Perfil Traseiro Volkswagen Golf GTI Vermelho 2022
Via: Volkswagen

O pedigree da Volkswagen abrange uma história vasta e interessante. A VW chamou a atenção das pessoas por seus carros confiáveis, e o Golf não é exceção.

A infinidade de confiabilidade que a VW oferece também influencia diretamente a segurança e, desde 2015, todo VW Golf recebeu uma classificação de 5 estrelas da NHTSA. Olhando para a vida útil de um Volkswagen, em comparação com outras marcas, seu preço médio de manutenção é apenas algumas centenas de dólares a mais do que outras montadoras como Honda ou Mazda.

Dada a recompensa de um desempenho emocionante enquanto ainda obtém um bom consumo de combustível, seria difícil argumentar contra o Golf.

Qual é o futuro do Volkswagen Golf?

Volkswagen Golf R edição de 20º aniversário exterior estático vista de três quartos
Via: Volkswagen

O Golf teve uma vida tão longa e respeitada com gerações consistentemente excelentes. Então, o que está por vir para o futuro do Volkswagen Golf?

O próximo modelo, o VW Golf 2023, terá seu habitual GTI acompanhado do equivalente R. O R aumentará esse tempo de 0 a 60 para apenas 3,9 segundos e produzirá 315 cavalos de potência, sem mencionar que também oferece um manual de 6 velocidades (o que é obrigatório).

Com um preço sugerido de US $ 44.000 para o R mais esportivo, torna o Golf outro valor impressionante para desempenho com tanta esportividade. O Golf é capaz de antecipar cerca de 23/30 milhas por galão com um MPG combinado de 27.

O tema da eficiência deve continuar no futuro, com a VW antecipando que a próxima geração do Golf será apenas carros elétricos. Embora a linha do tempo do futuro não seja clara, há uma aproximação do fim da atual geração do Golf em 2027 ou 2028.

O que a Volkswagen deixou claro é que eles não retirarão nenhum nome ou ID, o que nos leva a acreditar que o futuro os veículos estarão à altura de tudo o que os carros ICE oferecem. Se a VW conseguir esse feito, o Golf continuará a viver por mais uma geração como um dos carros mais vendidos e emocionantes nos próximos anos.

Marcações:
Compartilhe esta postagem nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *