Pular para o conteúdo

Subaru Baja Aqui está porque você deve levantar seu

Subaru Baja. Quando os fabricantes de automóveis projetam um novo modelo, o sistema de suspensão é selecionado com base em critérios que contribuem para o desempenho, o andamento e a aparência do carro. Um novo veículo sai da fábrica com uma distância ao solo determinada pela suspensão e pneus mais adequados para as condições médias de direção esperadas. Carros esportivos andam mais baixo, e SUVs e caminhonetes andam mais alto que sedans.

Embora a maioria dos veículos 4X4 já saia da fábrica com folgas altas, alguns compradores optaram por aumentá-los ainda mais.

De acordo com a National Automotive Parts Association (NAPA), “levantar a suspensão de um caminhão não tem tudo a ver com a aparência, mas muitas pessoas fazem isso apenas por esse motivo. Além de parecer legal, o principal motivo para levantar um caminhão é ganhar folga e deixar a carroceria, o chassi e os diferenciais mais altos. Instalar pneus maiores é a maneira de fazer isso, e a única maneira de colocá-los é levantando o caminhão. ”

O Subaru Baja, produzido de 2003 a 2006, é um pequeno veículo monobloco feito com uma caçamba de picape. Ele veio da fábrica com uma distância ao solo de 7,3 polegadas. A medida é maior do que a maioria dos sedans (o 2003 Toyota A distância do Camry é de 5,4 e o Volkswagen Jetta de 2003 é de 5,2 polegadas), mas menor do que muitos 4X4s (a distância ao solo do Ford Explorer 2003 é de 8,5 polegadas e a distância ao solo do Jeep Grand Cherokee de 2003 é de 8,7 polegadas).

Levantar um Baja apenas 2 polegadas muda sua aparência e eleva o veículo ao nível da maioria dos SUVs no mercado. No entanto, o levantamento de uma Baja tem consequências (como acontece com qualquer veículo) e os proprietários devem considerá-las antes de fazer a alteração.

Aqui está porque o Subaru Baja é único e porque é um caminhão melhor quando levantado.

Um mini-caminhão em uma classe própria

O mercado de caminhonetes de grande porte nos Estados Unidos oferece aos compradores uma ampla seleção de veículos de alta qualidade com impressionantes capacidades de transporte e reboque de carga, tempos de aceleração que rivalizam com muitos muscle cars e interiores de couro luxuoso que competem com alguns dos sedãs mais luxuosos .

No entanto, os novos veículos compactos com uma cama de caminhão são poucos e distantes entre si. No passado, a categoria era representada por Rampage, Ranchero e El Camino, mas esses modelos já se foram.

Embora o Toyota Tacoma seja uma opção, é um pequeno burro de carga sem qualquer característica esportiva, e os preços usados ​​são atipicamente altos em comparação com outros veículos.

A Subaru Baja oferece um pequeno veículo com carroceria e preços usados ​​mais razoáveis. Construído na planta da Subaru nos Estados Unidos em Lafayette, Indiana, o Baja compartilha uma plataforma e carroceria com o Legacy Outback, mas vendas muito menores durante sua produção de quatro anos.

Apesar de ganhar vários prêmios, incluindo a pontuação mais alta do Consumer Reports para confiabilidade na categoria de picapes em 2006, apenas 30.000 modelos Baja foram produzidos.

A Subaru ofereceu o primeiro Bajas em 2003 com apenas um motor, um boxer 2.5L com quatro cilindros com 173 cavalos de potência. Um manual de cinco velocidades e uma automática de quatro velocidades estavam disponíveis. Em 2004, o mini-caminhão foi equipado com um motor turboalimentado mais potente, produzindo 210 hp, e em 2006, o EJ255 turboalimentado gerou 230 hp.

Os modelos com turbocompressor impulsionam o veículo de 3.500 libras a 60 mph em 7,3 segundos e atingem os 400 metros em 15,7 segundos.

Embora as características de desempenho do Baja sejam respeitáveis ​​para um veículo pequeno, a capacidade de carga oferecida pelos 42 polegadas de espaço de cama é limitada. Reconhecendo que os proprietários podem querer transportar itens maiores, a Subaru projetou um extensor de cama com cutelo para fornecer mais espaço. O dispositivo tubular se dobra na porta traseira aberta, permitindo que uma carga maior caiba sem escorregar da parte de trás do caminhão. Com o extensor de cama ativado e os bancos traseiros rebatidos, o Baja pode acomodar itens de quase 2,5 metros de comprimento.

Aqui está porque você deve levantar seu Subaru Baja

Prós e contras de levantar um caminhão

É bem sabido que as vendas de SUVs, picapes e outros veículos off-road aumentaram nos últimos anos, enquanto as vendas de sedans caíram significativamente.

Tom Libby, analista automotivo da IHS Markit, diz: “Os SUVs representaram 47,4% das vendas nos Estados Unidos em 2019, com os sedans a 22,1%. Em 2025, veremos o segmento de caminhões leves que inclui SUVs, vans e picapes para representar 78 por cento das vendas em comparação com 72 por cento agora. ”

Muitos desses veículos vêm de fábrica equipados com recursos off-road, mas alguns proprietários querem mais liberação de estradas. Motivados pelo desempenho aprimorado ou meramente pela crença de que os veículos 4X4 com elevação parecem “mais legais”, os proprietários devem considerar os prós e os contras de instalar um kit de elevação.

De acordo com Jazz It Up Truck e Auto, algumas vantagens incluem o seguinte:

Melhor tratamento de obstáculos e más condições das estradas: A elevação aumenta os ângulos de aproximação, breakover e saída. Um caminhão içado com pneus superdimensionados pode absorver as irregularidades, ondulações e buracos da rua facilmente, bem como as rochas e solavancos encontrados fora da estrada.

Melhor capacidade de reboque: Cargas mais pesadas podem fazer um caminhão com suspensão original se agachar, tornando mais provável o fundo do poço.

Visualização aprimorada: um caminhão levantado oferece uma visão melhor da estrada à frente, problemas de tráfego em potencial e uma capacidade aprimorada de evitar perigos potenciais.

Um visual personalizado: o levantamento dá ao caminhão um estilo único, atrai a atenção e simplesmente parece “legal”.

Algumas desvantagens do levantamento:

Centro de gravidade superior: Aumenta o risco de capotamento e exige cuidado em curvas fechadas.

Milhagem de gás: Um veículo levantado com pneus maiores pode causar uma pequena perda de consumo de combustível.

Modificações necessárias: O aumento da altura de qualquer veículo pode exigir ajustes nas luzes e pára-choques para cumprir os regulamentos.

Custos adicionais: A tensão exercida por um elevador no veículo pode exigir a atualização de outros componentes mecânicos com peças de reposição robustas.

RELACIONADOS: 5 caminhões içados e SUVs que podem navegar em qualquer terreno (5 caminhões rebaixados que são construídos para velocidade)

O levantamento torna a Baja um veículo off-road mais eficaz e confiável

De acordo com a Lifted Imports, a menos que o Subaru Baja, Outback ou outro modelo receba uma elevação de caminhão monstro no chassi de estoque, alguns centímetros representam pouco risco de segurança, nem aumentam significativamente o perigo de perder o controle e capotar nas curvas.

Levantar uma Baja adiciona estresse adicional ao sistema de freios. Pneus maiores e uma suspensão mais alta alteram a dinâmica do sistema e podem inibir a capacidade de frenagem do carro. Embora os freios padrão possam ter um desempenho decente com um elevador e pneus todo-o-terreno, pastilhas de freio de cerâmica de alta qualidade e rotores bem ventilados garantem o poder de parada ideal.

Uma Baja levantada também pode causar desgaste adicional na transmissão e nos eixos. Pneus A / T mais pesados ​​adicionam uma carga adicional a esses componentes. No entanto, a lubrificação adequada, a aceleração suave e uma boa técnica de troca (se estiver dirigindo um manual) prolongarão sua vida útil.

No geral, o levantamento de um Subaru Baja é uma maneira acessível, eficaz e confiável de aumentar a capacidade off-road dos mini-caminhões.

Levantando o novo modelo Baja 2021

Embora a Subaru tenha retirado o Baja do mercado após o ano modelo de 2006 devido às vendas lentas, a montadora planeja reintroduzir o mini caminhão de aparência peculiar em 2021.

No entanto, o novo modelo será baseado no conceito Viziv e, como o modelo Ascent, o Baja será totalmente redesenhado. O exterior exibirá um estilo moderno com uma frente mais agressiva.

Equipado com um motor 2.4L de quatro cilindros que gera 300 cavalos de potência, o interior contará com confortáveis ​​assentos de couro e uma classificação de segurança cinco estrelas será uma prioridade para o Subaru.

Com um preço previsto de pouco mais de US $ 30.000, a mais nova picape da Subaru deve ser um veículo econômico ideal para içamento, adicionando alguns centímetros de altura, tornando um caminhão já atraente ainda mais atraente.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *