Para a maioria dos adolescentes, a independência é uma parte importante do crescimento e de encontrar seu caminho no mundo, e muitos consideram a obtenção de uma carteira de motorista um dos maiores passos em direção à sua independência. Como pai, no entanto, pode ser muito mais estressante do que emocionante quando seu filho está se preparando para chegar ao volante.
Embora seu filho adolescente esteja crescendo, ele ainda pode precisar de sua ajuda e orientação às vezes. A emoção de aprender a dirigir às vezes pode ofuscar a grande responsabilidade que é dirigir, então é seu trabalho aterrá-los e mantê-los focados sem arruinar completamente sua emoção ou diversão.
Segurança primeiro
Converse com seu filho sobre como se manter seguro ao dirigir e faça o que puder para ter mais segurança. Dirigir sempre pode ser perigoso e, às vezes, não há nada que possamos fazer para evitar acidentes causados por outras pessoas. Mas é por isso que a segurança deve sempre ter prioridade.
Você não precisa necessariamente comprar um carro novo para seu filho adolescente, mas precisa garantir que o carro que ele dirige esteja em boas condições. Quer compre um carro usado, dê-lhe o antigo de um familiar ou simplesmente empreste-lhe o seu carro para conduzir ocasionalmente, certifique-se de que não há problemas graves com o veículo. Peça a um mecânico para fazer uma verificação básica e garantir que tudo esteja funcionando e o mais seguro possível. Não importa quão habilidoso ou experiente seja um motorista, uma falha mecânica pode criar uma situação perigosa, por isso é importante eliminar esse risco.
Certifique-se de discutir as práticas de direção segura com seu filho adolescente e concentre-se fortemente no perigo de Direcao distraída. Apesar de conhecer os perigos, muitos adolescentes ainda enviam mensagens de texto e dirigem, o que obviamente pode levar a acidentes. Tente fazer com que seu filho concorde com uma política de “sem telefone” quando estiver ao volante. Muitos smartphones hoje em dia têm um recurso que permite definir uma resposta automática para qualquer texto que você recebe enquanto dirige, então converse com seu filho sobre como configurar algo assim para ajudá-lo a manter o foco.
Não importa o quão cuidadoso seu filho adolescente seja, às vezes acontecem acidentes. Discuta o que fazer se eles sofrerem um acidente de carro e tente repassar alguns cenários de emergência com eles. Você também deve se preparar para a possibilidade de seu filho sofrer um acidente. Pode ser difícil pensar nisso, mas se essa situação surgir, seu filho adolescente precisará que você fique calmo e concentrado para poder ajudá-lo. Converse com eles sobre seguros e como encontrar um bom advogado de ferimento pessoal se eles precisarem de um.
Regras da estrada
Sempre certifique-se de que seu filho adolescente conheça as leis relacionadas à direção e saiba como segui-las. A maioria das leis de trânsito existe para minimizar os acidentes e manter todos na estrada seguros, portanto, certifique-se de que seu filho leve essas leis a sério.
Enquanto alguns pais optam por ensinar seus filhos a dirigir sozinhos, cursos de motorista pode ser muito benéfico para ensinar aos adolescentes os fundamentos da direção e também as leis de trânsito. Se você decidir colocar seu filho adolescente na educação do motorista, ajude-o no processo. Eles devem fazer a maior parte do trabalho sozinhos, é claro, mas ajudá-los a estudar, responder suas perguntas e explicar qualquer coisa que eles não entendam pode ajudá-los a se tornar um motorista mais seguro e confiante.
Independentemente de seu filho adolescente ter ou não aulas de direção, você deve levá-lo a alguns treinos para ajudá-lo. ter uma sensação de condução. Você quer que eles fiquem o mais confortável possível ao volante, e quanto mais familiarizados eles se tornarem com o carro e a mecânica de dirigir, melhor e mais confiantes eles ficarão.
Mantendo a diversão
Embora haja muita responsabilidade ao dirigir, é importante deixar seu filho adolescente se divertir também. Lembre-se de que qualquer imprudência que seu filho adolescente possa exibir é provavelmente apenas devido à empolgação de dirigir pela primeira vez. Ajude-os a canalizar essa energia de forma mais produtiva e concentre-se em desenvolver boas habilidades enquanto se divertem.
Se seu filho adolescente tiver seu próprio carro, jogue fora sua emoção ajudando-o a fazer as personalizações que desejar, como decalques, aros de pneus coloridos ou capas internas. Se for o carro deles, então é o espaço pessoal deles, então incentive-os a fazer com que pareça exatamente como eles querem. Seu filho adolescente terá orgulho de ter algo só para si que reflita quem ele é e pode até incentivá-lo a ser um pouco mais cuidadoso para não arruinar suas escolhas estéticas.
É fácil se preocupar com seu filho, mas você também precisa confiar nele. Geralmente, os adolescentes querem responsabilidade, pois isso naturalmente vem de ser mais independente, então a maioria fará o possível para fazer um bom trabalho e manter o foco. Só porque são jovens não significa que não possam ser habilidosos ou cuidadosos. Às vezes adolescentes são muito melhores do que outros motoristas adultos nas estradas. Você deve verificar de vez em quando para garantir que eles estejam seguros e sem problemas, mas não há problema em afrouxar um pouco as rédeas. Deixe que eles saiam com os amigos ou assumam a direção para você de vez em quando. Estabeleça limites firmes, mas deixe que eles se divirtam e sejam crianças enquanto podem.
Muitos adolescentes veem a obtenção de uma carteira de motorista como uma espécie de direito de passagem que significa sua transição para a idade adulta. Embora este possa ser um momento incrivelmente emocionante, também é importante manter o foco e a segurança, portanto, ajude a mantê-los no caminho certo e dê-lhes incentivo e apoio quando precisarem.