Com todo o tráfego na estrada hoje, mais pessoas estão optando por pegar ônibus para chegar aonde estão indo. Eles não apenas não precisam se preocupar em dirigir no trânsito, mas também não precisam encontrar estacionamento, podem realizar várias tarefas enquanto dirigem e estão fazendo sua parte para ajudar o meio ambiente. No entanto, como qualquer advogado de acidentes de carro dirá a você, mais ônibus na estrada significam mais acidentes de ônibus. Se você se envolver em um acidente de ônibus, seja como passageiro do ônibus ou como motorista de outro veículo, aqui estão as etapas a serem seguidas após a colisão.
Permanecer no local e fornecer ajuda
Você nunca deve sair do local de qualquer acidente de carro, então se você se envolver em um acidente com um ônibus, fique lá e se você não se machucou, preste socorro a quem estiver. Ligue para o 911 para relatar o acidente e nunca assuma que outra pessoa já ligou. Os socorristas preferem receber várias ligações sobre o acidente do que nenhuma.
Forneça qualquer assistência médica possível a passageiros feridos no ônibus ou motoristas e passageiros de outros carros. Mesmo que você não seja treinado em primeiros socorros, ainda pode ajudar a manter as pessoas calmas até que o socorro chegue. Se vir fumaça ou chamas saindo do ônibus, não tente bancar o herói. Certifique-se de que você está seguro primeiro e, se possível, direcione os outros para a segurança também.
Reunir provas
Comece a tirar fotos da cena para fornecer evidências do que aconteceu. Fotografe as posições dos veículos, quaisquer sinais de trânsito ou luzes que contribuíram para o acidente de ônibus, danos aos veículos e quaisquer outras condições ambientais que possam ter causado o acidente, como clima ou detritos. Tire fotos de seus ferimentos, não importa quão pequenos, e obtenha informações de contato de testemunhas, incluindo passageiros de ônibus.
Forneça uma declaração à polícia
Documente o seu lado da história o mais rápido possível com um policial responsável. Você quer anotar todos os detalhes enquanto eles estão frescos em sua mente, portanto, mesmo que não possa prestar depoimento à polícia, anote o que você lembra para preservar essas memórias. Esta informação irá para a reclamação mais tarde, se você entrar com uma reclamação por danos pessoais contra o motorista do ônibus ou outro motorista (se você for um passageiro do ônibus). Incentive outras pessoas no ônibus e outros motoristas a também relatarem o acidente.
Procurar atenção médica
Esta etapa é muito importante porque, mesmo que você não pense que está ferido, você pode estar e consultar um médico imediatamente não apenas oferece a melhor chance de recuperação, mas também protege sua reivindicação de lesão. Vá para a sala de emergência ou marque uma consulta com seu médico no mesmo dia do acidente, se possível. Não espere até começar a doer porque pode ser tarde demais para uma compensação máxima, principalmente porque algumas lesões por acidentes de carro podem demorar dias para aparecer.
Conclusão
Acima de tudo, mantenha registros detalhados e precisos e considere conversar com um advogado de acidentes de carro com experiência em acidentes de ônibus. Eles lutarão para proteger seus direitos e negociarão uma compensação em seu nome.