O novo software de assistência ao estacionamento pode deixar o veículo mover-se involuntariamente, em um problema que afeta quase 12.000 veículos.
A Hyundai está recuperando 11.870 de seus veículos Sonata e Nexo 2020 devido a um problema com o software de assistência remota de estacionamento “smart park”.
De acordo com um arquivo na NHTSA , o software pode permitir movimentos não intencionais do veículo, o que pode causar um acidente.
Essa é a tecnologia “smaht pahk” que foi introduzida em um comercial do Super Bowl no início deste ano.
A Hyundai anunciou que está revogando 11.870 de seus veículos Sonata e Nexo 2020 para reprogramar o software que executa sua tecnologia Remote Smart Parking Assist, também conhecida como “parque inteligente”. A tecnologia permite que o veículo se estacione, mesmo em espaços apertados, sem um motorista sentado ao volante. Pode ser controlado pressionando um botão dentro do carro antes de sair ou usar uma função de controle remoto no comando. De acordo com o aviso de recall , o recurso pode permitir que o veículo se mova sem que seja solicitado, o que pode causar um acidente.
O NHTSA descreve o problema como um erro na programação do software que pode “fazer com que o veículo continue a se mover na sua última direção comandada, mesmo quando um mau funcionamento do sistema for detectado”.
A Hyundai não relatou acidentes ou feridos como resultado do problema, que será corrigido sem custos a partir de 4 de junho. Os proprietários de uma Sonata ou Nexo 2020 podem verificar o site de recalls da NHTSA para ver se o veículo deles está envolvido.
A tecnologia nesse recall é a anunciada em um comercial do Super Bowl, estrelado pelos atores John Krasinski, Chris Evans, Rachel Dratch e a lenda do beisebol David Ortiz.