Hoje, os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte na maioria das faixas etárias. Embora a incidência de mortes em acidentes de trânsito tenha diminuído em relação ao passado, cada morte no trânsito ainda é uma tragédia. Além das mortes, acidentes de trânsito e práticas de direção inseguras contribuem para milhares de lesões e milhões de dólares em danos a cada ano. Tornar-se um motorista seguro é uma das melhores maneiras de minimizar o risco de lesões, e você também terá custos reduzidos em multas de trânsito e prêmios de seguro ao dirigir com segurança. Aqui estão 10 maneiras de se tornar um motorista mais seguro:
Use sempre o cinto de segurança
Esta é uma das formas mais simples e eficazes de reduzir o risco de lesões graves em caso de acidente. Mesmo que não seja a lei em seu estado, você deve sempre usar o cinto de segurança em qualquer veículo em movimento. Mesmo se você estiver no banco de trás, ainda estará muito mais seguro se estiver usando o cinto de segurança. Como motorista, ao usar o cinto de segurança, você não está apenas se protegendo, mas também ajudando a manter os outros seguros, pois o cinto de segurança o ajudará a manter o controle do veículo. Você também pode ajudar a manter os outros seguros insistindo para que todos no veículo usem o cinto de segurança antes de começar a dirigir.
Fique alerta e focado
Evite dirigir quando estiver cansado, sonolento ou sob a influência de drogas ou álcool. Se você estiver dirigindo cansado, deve tomar medidas para se ajudar a acordar ou, melhor ainda, parar para descansar. Beber café, dirigir com a janela aberta e lanchar podem ajudá-lo a se sentir mais alerta, mas se estiver muito cansado, nem tente essas medidas. Pare em uma área segura para tirar uma soneca e não dirija novamente até se sentir mais revigorado.
Você também nunca deve dirigir sob a influência de qualquer substância que altere a mente. Se você dirigir enquanto estiver incapacitado, corre o risco de causar um acidente perigoso e pode até mesmo matar a si mesmo ou a um transeunte inocente. Se você já teve problemas ao dirigir alcoolizado no passado, fique especialmente atento e não presuma que fará escolhas sábias depois de beber. Considere tomar medidas preventivas. Fazer aulas de DUI como essas aulas online de DUI no Arizona é um bom passo para ser um bebedor mais seguro.
Evite distrações
Evite usar o telefone ou outros dispositivos eletrônicos enquanto dirige, bem como comer, beber ou se envolver em outras atividades que distraem. Usar o telefone ou fazer outras coisas que distraem enquanto dirige pode ser tão perigoso, ou até mais perigoso, do que dirigir bêbado. Muitas pessoas que nunca se sentariam ao volante enquanto estão bêbadas continuam a usar seus telefones enquanto dirigem. Em vez disso, configure seu sistema viva-voz antes de sair para não precisar usar o telefone. Se você não tiver um sistema viva-voz, certifique-se de que seu telefone esteja pronto antes de começar a dirigir, para que você não precise ajustar a navegação ou enviar mensagens de texto enquanto estiver na estrada. Se você precisar mudar alguma coisa ou entrar em contato com alguém, pare.
Obedeça as Leis de Trânsito
Siga os limites de velocidade, sinais de parada e outros sinais de trânsito, e sempre use os indicadores de direção ao mudar de faixa ou fazer uma curva. Obedecer às leis de trânsito pode ajudá-lo a se manter seguro, ajudar os outros motoristas a ficarem mais seguros ao seu redor e reduzirá a chance de ter uma multa de trânsito cara ou prisão. Limites de velocidade e semáforos são implementados após pesquisas sobre os padrões de tráfego e segurança da via, e com base em coisas como o número de carros na via, a quantidade de tráfego entrando e saindo da via e quão curva ou estreita é a estrada. Essas leis não são arbitrárias e são criadas com um propósito.
Mantenha uma distância segura de seguimento
Uma maneira importante de dirigir com mais segurança é deixar bastante espaço entre seu veículo e o veículo à sua frente, para permitir paradas bruscas ou mudanças no trânsito. Você não apenas será capaz de dirigir com mais segurança e potencialmente evitar acidentes, mas também reduzirá o desgaste do seu carro devido à frenagem e aceleração constantes. Você também pode economizar dinheiro com gasolina dirigindo com mais moderação. Finalmente, você pode até ajudar a evitar engarrafamentos e congestionamento deixando mais espaço na frente do seu veículo!
Faça a manutenção do seu veículo
Verifique regularmente seus freios, pneus e outros componentes mecânicos para garantir que seu veículo esteja em boas condições de funcionamento. Uma causa de acidentes de trânsito são os perigos da estrada causados por veículos inseguros. Veículos inseguros também são um perigo para o motorista. Por exemplo, pneus inseguros e gastos têm maior probabilidade de estourar ou derrapar em superfícies escorregadias.
Ajuste para condições climáticas
Diminua a velocidade e ajuste sua direção para chuva, neve, gelo ou outras condições perigosas. Sempre que você não puder dirigir com segurança no limite de velocidade, diminua a velocidade. Mesmo que as pessoas ao seu redor estejam indo mais rápido do que você, você só deve dirigir o mais rápido que se sentir confortável. Se você não sabe dirigir na chuva ou na neve, considere fazer uma aula de direção defensiva. Em muitas áreas, você deve ter pneus ou correntes para neve disponíveis antes do inverno e saber como usá-los.
Esteja ciente do seu entorno
Uma maneira de ser um motorista mais seguro é estar mais alerta e atento ao que está ao seu redor. Fique atento a pedestres, ciclistas e outros veículos e esteja sempre preparado para responder a situações inesperadas. A direção segura inclui a capacidade de estar preparado e pronto para responder com segurança a qualquer evento inesperado, desde um carro desviando até um animal na estrada. Para responder de forma eficaz e rápida, você deve ser habilidoso em detectar perigos potenciais o mais rápido possível.
Pratique Paciência e Cortesia
Quando você está dirigindo, você tem que aprender a ficar calmo e recolhido, mesmo quando outros motoristas estão frustrando você. Seja paciente com outros motoristas e evite comportamentos agressivos ou de confronto, que podem agravar situações perigosas. Se você luta em situações estressantes, aprenda a ser mais consciente e tome medidas para reduzir seu nível de estresse ao dirigir. Por exemplo, saia mais cedo para não ter pressa, evite horários de muito trânsito ou pegue rotas alternativas quando disponíveis.
Pensamentos finais
Não importa o quão habilidoso você pense que é, sempre há coisas que você pode fazer para aprender a ser um motorista mais seguro e melhor e reduzir o risco de um acidente perigoso. É importante sermos honestos conosco mesmos ao avaliar nossos hábitos de direção para que possamos ver as áreas que podemos melhorar e onde devemos fazer mudanças. Todos nós podemos aprender a ser mais seguros na estrada, e fazer pequenas mudanças pode ter grandes resultados.