Uma das principais atrações da Tesla é que ela é virtualmente livre de manutenção. Não há trocas de óleo tradicionais, substituições de velas de ignição, grandes ajustes nas pastilhas de freio ou testes de emissões. No entanto, isso não significa que seu Tesla nunca precisará de manutenção ou reparos porque, como acontece com qualquer coisa mecânica, as peças se desgastam e os mecanismos quebram. E, claro, se você sofrer um acidente de carro, precisará de reparos cosméticos e possivelmente estruturais de um Oficina de reparos da Tesla também. No entanto, como proprietário de um Tesla, vale a pena saber quais são os reparos mais comuns que você provavelmente enfrentará.
Problemas de bateria
Como acontece com qualquer tecnologia mais recente, haverá bugs e problemas que serão resolvidos em modelos futuros. O Tesla não é exceção. A partir de 2021, todas as baterias dos Teslas são fosfato de ferro-lítio ou LFPs, que já são uma atualização das baterias de modelos mais antigos. No entanto, assim como você pode obter uma bateria ruim em um pacote de AAs, você pode obter uma bateria ruim em um Tesla. É raro, mas acontece.
Não apenas isso, mas mesmo as baterias que estão boas quando você recebe seu Tesla pela primeira vez se desgastam com o tempo e precisam ser substituídas. Claro, de acordo com Tesla, isso não acontecerá até que seu veículo atinja entre 300.000 e 500.000 milhas no odômetro, mas eventualmente acontecerá. Se você dirige seu Tesla 40 milhas por dia e sua bateria não apresenta nenhum problema interno, você não precisará trocá-la por cerca de 20 anos.
Falha de memória da unidade de controle de mídia
A unidade de controle de mídia ou MCU é a tela principal de infoentretenimento presente em todos os veículos Tesla. É essencialmente um computador com tela sensível ao toque que controla as funções do veículo, como navegação, aquecimento e resfriamento e entretenimento. Não há funções essenciais do veículo controladas pelo MCU, mas quando ele para de funcionar corretamente, é definitivamente um inconveniente.
Os veículos da Tesla usam memória flash eMMC (chip multimídia incorporado) em seus MCUs e, embora essa tecnologia permita uploads e atualizações fáceis e rápidos, ela tem uma falha significativa. Se você carregar e atualizar seu MCU com muita frequência, a memória falhará, deixando o MCU basicamente inútil. Os eMMCs em Teslas são classificados para 3.000 ciclos de leitura e gravação, o que parece muito, mas não quando você está basicamente dirigindo um computador que precisa de atualizações de software quase constantes.
Embora você ainda possa dirigir seus Teslas se o MCU falhar, você não poderá acessar seu carro por meio do aplicativo Tesla e poderá perder a capacidade de carregar seu veículo. Este é provavelmente o maior motivo para verificar seu eMMC com frequência, porque se você não puder carregar seu carro, eventualmente não poderá dirigi-lo.
vidro frágil
Embora a Tesla negue que seja um problema, muitos motoristas do Tesla M3 têm experiência quebrando vidro. Alguns proprietários tiveram que substituir o vidro três ou quatro vezes em um curto período de tempo. Esse é um dos motivos para evitar esse modelo em particular, e o problema parece ter sido resolvido nas edições subsequentes da Tesla.
Conclusão
Possuir um Tesla é ótimo para reduzir o número de tarefas de manutenção que você precisa fazer no seu carro. No entanto, você deve ter as informações de contato de uma oficina da Tesla disponíveis para o caso de ter um desses problemas comuns de reparo.