Qual carro escolher? Para quem pretende comprar um veículo pela primeira vez, essa é uma das questões mais importantes.
É necessário ter uma ideia clara da finalidade para a qual o veículo é adquirido de antemão. Caso contrário, o resultado de sua compra será tão imprevisível quanto jogos em uma cassino online no Canadá: nunca se sabe o que o espera ao virar da esquina. Primeiro, decida onde e como pretende usar o veículo:
- Serão viagens de longa distância ou deslocamento pela cidade no trajeto casa-trabalho?
- Para que você vai usar o carro com mais frequência, para trabalho ou lazer?
- Você precisa de um carro familiar espaçoso ou de um carro pequeno e compacto?
Independentemente da finalidade para a qual você compra o carro, ele deve atender às suas necessidades o máximo possível. Com isso em mente, você pode decidir qual carro é melhor para você.
Entenda seu objetivo
Pense de antemão como planeja usar o carro – onde, com quem e com que frequência deseja dirigir. Isso ajudará você a definir suas prioridades.
Não há melhor carro para um iniciante. Na realidade, todo mundo dirige um carro em condições mistas com diferentes proporções de cidade, rodovia e off-road. Mas há nuances às quais você deve prestar atenção primeiro:
- Quantas pessoas você pretende levar no carro?
- Você tem filhos?
- Você planeja sair da cidade e viajar?
- Qual é o estado das estradas na sua área?
Escute a si mesmo
Quando as pessoas não sabem sobre carros, muitas vezes tentam escolher um carro para um recém-chegado de forma estritamente racional: assistem a test-drives e crash-tests, estudam características e ouvem as críticas de seus conhecidos. Mas você nunca deve esquecer as emoções. Caso contrário, corre-se o risco de o carro ficar muitos meses parado na garagem e depois voltar a ser colocado à venda.
O primeiro carro deve ser aquele que você realmente gosta. É importante que aprecie a forma como se comporta nas curvas, como responde aos movimentos da direção e como o interior está organizado. Por mais pragmático que seja o futuro dono do carro, ele não ficará satisfeito com o carro daquela marca, da qual tem preconceito. Mas fechará os olhos para os defeitos do carro usado de sua marca preferida.
O principal é não se envolver muito com as emoções: primeiro avalie o carro objetivamente e só depois ouça os sentimentos.
Verifique o carro antes de comprar
Os recém-chegados ao mercado secundário são os mais fáceis de enganar: eles não apenas não sabem muito sobre a mecânica como também podem não saber que devem verificar o histórico antes de comprar seu primeiro carro. Um carro pode estar muito batido e inseguro, ter restrições e ser vendido muito desgastado depois.
Verifique o carro antes da inspeção. Se houver muitos problemas, você não precisa perder tempo com a consulta e procurar outras opções.
Lembre-se sobre o equipamento
Os fabricantes oferecem aos carros muitas opções diferentes e oferecem pacotes de vários graus de equipamento, e opções adicionais são instaladas por um custo adicional. Muitas vezes, muitos deles permanecem não reclamados. Ao escolher as opções, é necessário partir das necessidades e do orçamento, recusando funções desnecessárias.
Lembre-se, o principal critério para escolher um carro é a segurança, então você não deve economizar em sistemas de segurança ativa e passiva.
Avalie o custo de manutenção
Determine o valor a ser gasto na compra. Também vale a pena considerar o custo de manutenção do carro. Os custos consistem no custo de seguros e impostos, manutenção, combustível e lubrificantes e a perda de valor quando o carro é vendido. Também podem ocorrer despesas imprevistas, como as decorrentes de acidentes de trânsito. Os benefícios do seguro quase nunca cobrem os danos. Você pode encontrar um custo médio por quilômetro para um carro específico na Internet, com todos os custos considerados. Isso facilita a tomada de decisão.