Principais cuidados com a documentação de carros usados

By | fevereiro 6, 2012

Comprar um carro usado é até uma tarefa fácil, mas o problema é que muitas pessoas acabam complicando a situação na hora de trocar de carro ou comprar um veículo usado. Não precisa estresse. A questão é simples. Basta para tanto atentar para algo fundamental neste tipo de negociação: Dê total atenção aos documentos necessários para que a transação possa ser concretizada de forma eficaz.

O que ocorre na maioria dos casos é que muitos motoristas acabam tendo enormes prejuízos. Isto pelo fato de que acham que devem se preocupar apenas com os valores que envolvem a negociação de um veículo. Conseguir economizar, ter um bom desconto é algo muito bom, mas melhor ainda é ter a certeza que posteriormente prejuízos não existirão. Reforçamos que é exatamente isto que faz com que a negociação seja, de fato, segura e obtenha sucesso. Acompanhe as dicas e cuidados com os documentos de carros usados:

Para quem vai vender um carro, é fundamental observar se o CRV – Certificado de Registro do Veículo está preenchido de forma correta, e o mais importante, fazer o reconhecimento da firma. No entanto, todo este processo deve ser feito após ter concluído todas as questões bancárias. Posteriormente, o documento deverá ser guardado com a total segurança possível.

documentos-carros-usados

Caro leitor, o procedimento acima é fundamental para livrá-lo de problemas futuros como multas, notificações etc. Isto porque mesmo que o novo dono do veículo não faça a transferência para o nome dele, você estará respaldado em virtude de toda a documentação preenchida e reconhecida em cartório.

Já para quem deseja comprar um carro usado, é preciso que o comprador observe junto ao DETRAN (ou órgão responsável em sua cidade) todas as documentações como IPVA, seguro obrigatório, multas, dentre outros. É preciso que todas estejam em dia. O prazo de transferência de posse é de 30 dias (contados a partir da data descrita no documento de compra e venda). Por isto, é de suma importância registrar o veículo para o seu nome visto que evitará que problemas do antigo dono venham a ser relacionados à sua pessoa.

Os procedimentos acima relacionados à documentação devem ser algo prioritário na negociação. Estando tudo em ordem, faça a análise de preço, verifique o estado do carro para finalmente, fechar o negócio. 

One thought on “Principais cuidados com a documentação de carros usados

  1. Pingback: Carros roubados: Saiba que fazer quando seu carro for roubado | Mestre Carros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *